Sunday, January 24, 2010

2009 passou voando! Mas relembrando...

O começo de 2009 foi um tanto quanto apreensivo, a expectativa sobre os impactos da crise econômica por aqui eram preocupantes. Ainda bem que as previsões mais pessimistas ficaram pra trás e de uma forma geral conseguimos passar por essa turbulência.

Pra mim 2009 começou com mudança de emprego, quem me conhece sabe que isso é um pouco difícil mim. Novos desafios, ambiente mais complexo, tecnologias diferentes, uma equipe de alto nível técnico entre outros, foram os motivadores para encarar essa nova jornada na Superbid.

Mão na massa, trabalhei com as seguintes tecnologias em diversos projetos:
  • Spring MVC
  • GWT
  • JBoss Portal
  • JBoss Bridge
  • JSF 1.2 c/ RichFaces
  • Python - Genshi
  • Alguns legados em PHP e PL-SQL.

Na Globalcode 2009 foi um ano incrível, repleto de realizações. Trabalhei c/ muitas turmas, conheci pessoas de diferentes perfis e espectativas em relação tecnologia Java. Foram turmas de Academia Java, Academia Web Developer, hands-on e vários minicursos.

A Globalcode promoveu vários eventos para comunidade Java, estive presente em todos em alguns apresentei algum tema:
  • Profissão Java: primeiro evento sobre carreira voltado ao profissional que trabalha ou quer trabalhar com Java, com palestrantes apresentando conteúdo de ponta (ex.: TV Digital) em alto nível para comunidade. Evento gratuito!
  • Open TDC: outro evento gratuito, que aconteceu em Sampa e Floripa! O evento contou com importantes figuras da comunidade de desenvolvimento, com palestras de diversos temas e qualidade de ponta. Apresentei junto com o Rafael Nunes e o Mauricio Leal uma Painel sobre opções RIA p/ Web: JavaFX, Adobe Flex e GWT. O Vinicius apresentou os projetos relacionados a Robótica da Globalcode, além do novo treinamento: Academia do Programador.
  • TDC : o maior e principal evento Java do país, trouxe em sua terceira edição palestrantes internacionais de peso da Sun, Oracle, Google e JBoss. Apresentei uma Lightning Talk sobre as tecnologias open da Google para desenvolvimento Java: GWT e Google Guice. Aqui um resumo do evento que foi fantástico! Em 2009 além de São Paulo e Floripa, o TDC teve sua versão Guanabara, a estreia no Rio de Janeiro.

A Globalcode retomou o Casual Class, que promove um bate-papo descontraído sobre tecnologia c/ Pizza + Cerveja + Vinho. Uma oportunidade de aproximar e fomentar a comunidade! Vários assuntos em pauta, como JavaOne 2009, Robótica, Java EE 6 e Cloud Computing.

Foi no Casual Class de Java EE 6 que fui apresentado ao Scrum Toys, projeto open source da Globalcode demo de JSF2 dentro Netbeans 6.8. Conversei com a Yara sobre algumas coisas interessantes que poderiam ser feitas no projeto como o suporte a bookmarkable, c/ seu apoio abracei a causa colaborando com algumas features. Foi uma experiência enriquecedora, mais detalhes sobre minha participação aqui.

Bastante coisa, mas ainda tem mais. Em 2009 tive a oportunidade de criar e apresentar 2 minicursos:
  • Introdução ao Google Web Toolkit: conteúdo necessário para quem quer saber o que é ou iniciar o desenvolvimento com essa ótima alternativa para Rich Internet Application criado pelo Google.
  • Introdução ao Google GO: apresentando características da nova linguagem do Google, explorando alguns recursos interessantes. O GO seria uma mistura de C++ e Python.

Ainda mais próximo da comunidade de desenvolvimento, foi lançado o Globalcoders, o blog do time Globalcode. Um espaço democrático para Informação + Colaboração + Discussão. Posts relacionados a tecnologia, num formato objetivo, claro e prático em uma linguagem de fácil compreensão. Bloguei sobre Facelets com um post para uso de templates e outro para criação de componentes. Outro post foi um pouco de como funciona o compilador (mágico) do GWT.

Uma dica bem legal é a lista do time Globalcode no twitter. Ótima oportunidade pra ficar pro dentro das novidades que estão rolando e no que estamos trabalhando.

A Globalcode disponibilizou um vídeo bem legal com um resumo, ou melhor uma retrospectiva 2009 e de quão intenso foi esse ano.

E pra encerrar iniciamos a realização de um projeto que há tempos vinhamos planejando, a YaW! Unidade da Globalcode no Grande ABC. Mas isso eu vou descrever em outro post.

Expectativas para 2010 são as melhores, muita determinação e vontade pra enfrentar mais desafios! Trabalho e tesão não faltam.


http://twitter.com/edermag
http://www.yaw.com.br

2 comments:

Yara Senger said...

Parabéns por todas as conquistas de 2009, sem dúvida um traço que considero marcante na sua personalidade é a motivação e o entusiasmo em aprender e compartilhar.

Obrigada por ter encarado os desafios junto com agente. Os minicursos foram um sucesso, e as turmas também!

Temos orgulho de ter você no time de instrutores e parceiro!


Sucesso para você e para a Yaw em 2010.

[]s
Yara

Blogger said...

Ever wanted to get free Facebook Followers & Likes?
Did you know you can get them AUTOMATICALLY AND ABSOLUTELY FREE by registering on Like 4 Like?