Sunday, August 20, 2006

Pq Java ?

Muitas vezes vejo pessoas comentando, que o desenvolvimento java é muito complicado. Ñ só a respeito das linhas de código, e sintaxe da linguagem, mas também em outros assuntos como Orientação à Objetos, Design Patterns, UML, Framework, Arquitetura, Camadas, etc...

Normalmente as pessoas que fazem esses comentários vivam um paradigma bem diferente de desenvolvimento de software, aonde as coisas eram um pouco mais simples, ñ existia uma preocupação com processo de desenvolvimento, reutilização, componentização, flexibilidade.
O mundo evolui, TI evolui... As pessoas precisam evoluir!

Comentários como: em php, ou até delphi, era muito mais fácil de fazer, me deixam um pouco incomodado. Concordo em que alguns cenários, a utilização do php poderia ser bem mais simples do que o Java com JSP e Servlets. O problema, na realidade, é saber reconhecer o cenário, a situação, e tentar aplicar a melhor solução.

Um faz de contas:
Construção de um sistema, permitindo que o cliente faça pedidos a uma lanchonete na web. O sistema é bem simples, existem algumas restrições, o cliente deve possuir o cadastro na lanchonete com um código pessoal para poder efetuar o pedido, código esse que deverá ser informado na conclusão do pedido.

Para este cenário o uso do php, seria perfeito. Ñ precisaria de java (jsp e servlets), e muito menos do uso de J2EE (EJB ...), talvez não necessite nem me preocupar com uma definição de domain model, oo, uml, o sistema é tão básico...
Mas e se essa lanchonete, após alguns anos viesse a se tornar um McDonald's? Essa abordagem simplista (ao extremo) atenderia?

Esse é um tema complexo para apenas um post, mas de qualquer forma o importante é ressaltar que as pessoas precisam evoluir, tentar acompanhar o que está acontecendo no mundo, e ñ apenas no seu dia-a-dia!

No comments: