Wednesday, February 25, 2009

JEE c/ Produtividade

Já faz um tempo que me dedico (pesquisa + trabalho) na construção aplicações web em Java c/ produtividade e qualidade. Trabalho com JSF desde 2006, no início como qualquer tecnologia foi bem complicado, mas com o passar do tempo a "coisa" evoluiu.

Definindo o túnel tempo, nos primórdios tinhamos o Servlet para gerar o "html dinâmico", depois veio JSP com a flexibilidade de custom tags, que na verdade não pegou. O sucesso do Struts, Webwork, Spring MVC e outros, vem com a demanda de produtividade, qualidade e a experiência do mercado e da comunidade.

Depois de um tempo chegou o JSF, que na minha opnião traz conceitos bem interessantes, não só em padronizar o MVC mas tambem no apelo de componentes U(ser) I(nterface). Conceito adotado antigamente por ferramentas como Delphi (velhos tempos) e VB (.NET), com foco na produtividade. Fico com a impressão que JSF e JSP, numa abordagem inicial mais simples, não "alavanca" a tal produtividade.

Dos últimos 2 projetos que liderei com JSF, o primeiro usando JSP e o segundo c/ Facelets (xhtml), foi realmente notável aumento de produtividade e qualidade no 2 projeto. Alem dos templates, que trazem uma grande agilidade e reuso, o que mais me impressionou foi a simplicidade de criação de componentes, like tag file, que o Facelets prove. Inicialmente vc "perde" um tempo customizando os componentes, mas depois a agilidade acaba valendo muito a pena.

Alguns dos varios componetes que customizamos:
  • botões
  • colunas
  • colunas c/ links
  • links
  • datatable
  • modal message
Com o facelets o JSF realmente mostra seu poder de fogo!
Na Globalcode temos um ótimo mini-curso falando sobre o assunto, "JSF e Facelets um casamento perfeito".

2 comments:

Unknown said...

É... eu tava lá... vi quase tudo isso ae acontecer!

Unknown said...

Já faz um tempo que você publicou o seu post. Mas dá uma olhada nesse framework:
Next Framework
O foco principal do Next é produtividade em J2EE. Tem umas idéias interessantes, vale a pena dar uma olhada...