Sunday, May 24, 2009

RIA pra cá, RIA pra lá...

Faz um certo tempo que venho me dedicando bastante em soluções RIA, principalmente em pesquisa e experimento das principais alternativas. Trabalhei em projetos c/ JSF (RichFaces - Facelets), Flex, e nos últimos dias com GWT, sem contar nas pesquisas e testes com JavaFx (nada em produção).

Na minha opinião classifico o Flex e JavaFx trazem um conceito de RIA muito mais "rich" do que boa parte das aplicações corporativas de hoje. Essas tecnologias tem um poder de iteratividade incrível, me questiono em relação a sistemas comuns, CRUD, "precisam dessa riqueza"? Acho que o JavaFX venha pra substituir a proposta Swing + Java WebStart, abraçando o mobile.

Nenhuma dessas tecnologias resolve tudo (silver bullet), mas é interessante ter experiência aonde nossa tecnologia preferida, no meu caso especificamente o JSF, pode não ser a melhor solução para tal cenário. No ultimo projeto que atuei o escolhido foi o GWT, a equipe já tinha uma experiência com Swing, só pra variar o tempo era curto o risco grande e não tinha como cobrir o risco em adotar JSF sem nenhum contado anterior.

Essa experiência foi interessante, além de aumentar o conhecimento, o melhor foi enxergar do outro lado do muro. Adquirir mais argumentos para comparações e levantar pontos fracos e fortes de ambos os lados. Um ponto interessante, precisa de um outro post, é qtde de legados e diversas opções que vão ficar por ai... Já pensou daqui uns 10 anos?

No comments: