Saturday, November 21, 2009

The Developers Conference 2009 simplesmente incrivel!

Nos dias 06 e 07 de Novembro em São Paulo aconteceu The Developers Conference 2009, terceira edição do maior e melhor evento Java do Brasil promovido e organizado pela Globalcode. As 2 edições anteriores foram excelentes, mas esse ano o evento foi fantástico, com uma grade e palestrantes de altíssimo nível, como por exemplo Rod Johnson o pai/guru do Spring.

O TDC 09 foi realizado também na Guanabara prestigiando o galera do Rio de Janeiro (UFF), depois de passar por Florianópolis (V.Office).

Outra novidade foram os Lightning Talks, apresentações rápidas (+ ou - 15 minutos) com demonstrações práticas que aconteceram no decorrer das palestras. Tive a oportunidade de apresentar sobre GWT e Guice, bem introdutório mas focando no quanto o Google aposta na comunidade Java.

Falando um pouco mais sobre os palestrantes, além de Rod Johnson também tivemos a oportunidade de ver Mike Keith (Oracle) co-líder da especificação de JPA, Ed Burns (Sun) líder da especificação de JSF 2, Alejandro Guizer engenheiro de Software da Red Hat e Francisco da Google substituindo Chris Schalk, e outras personalidades da comunidade nacional. Foi uma oportunidade ímpar para fazer networking.

As palestras superaram as expectativas! No primeiro dia, Rod Johnson em seu Keynote comentou sobre o Futuro do Java EE como plataforma e as linguagens mais alto nível operando por cima, outra tendência é o Java como plataforma no universo Cloud Computing. Na sequência Ed Burns, Mike e Rod comentaram um pouco sobre o início de suas vidas profissionais, depois passaram valiosas dicas para quem esta começando a traçar carreira.

Na volta do almoço Mike Keith apresentou detalhes sobre o Java EE 6, a plataforma cada vez mais robusta, madura e simples para o desenvolvimento dia-a-dia. Ed Burns apresentou a padronização da nova forma de criar telas com JSF2 abusando de reutilização e composição, Composite Components. Na sequência Yara e Spock apresentaram o projeto demonstração do NetBeans e GlassFish mantido pela Globalcode, o Scrum Toys, uma case mostrando a força da comunidade brasileira!

Já no sábado fiquei muito empolgado com a palestra do Rod sobre o Spring 3.0, a evolução da consagrada suite de tecnologias para desenvolvimento, o que mais me chamou a atenção foi Spring Roo como uma alternativa para Rails. Depois do almoço Mike apresentou detalhes da especificação JPA 2.0, mostrou os novos recursos dessa JSR.

Francisco (Google) e Rafael apresentaram sobre a plataforma Cloud do Google o App Engine. Francisco comentando sobre a nova possibilidade de desenvolvimento de software com Cloud e um pouco da estratégia do Google nesse segmento. Rafael apresentou exemplo de como rodar JSF2 no Cloud, algo novo até então, outro ponto positivo pra comunidade brasileira!

Fechando o evento tivemos o Debate Cloud Computing na visão dos Players: Google (Francisco) + Oracle (Mike) + Sun (Ed) + Spring Source (Rod) + Yahoo (Bene) + JBoss Red Hat (Alejandro) mediado pelo Júlio (Globalcode). Esse bate-papo bem descontraído teve como objetivo mostrar do ponto de vista de cada um qual é a expectativa sobre o Cloud Computing, o que isso pode trazer como solução e/ou serviços para nós desenvolvedores.

Gostei muitos dos Lightning Talks, principalmente "Boas práticas com Spring" apresentado pelo Jun, "WebBeans/Context Dependency Injection na prática com Weld" - novo Seam - da JBoss e "Melhorando performance de JPA com Spring Web Flow" do Spock com dicas preciosas para o desenvolvimento com JSF.

Durante o evento o Vinicius Senger despertou o lado Prof. Pardal da galera, apresentando vários Robôs usando o Arduíno, mostrando um pouco do que a Globalcode pretende realizar: como pode ser simples e divertido usar robótica, fique por dentro no blog Elétron Livre!

O evento foi incrível, além de muito conteúdo, networking e diversão tive a oportunidade de rever velhos amigos e conhecer pessoalmente grandes figuras como o Bene (Benedicto Franco) da Yahoo. Conheci o pessoal do Rio (Universidade Federal Fluminense) e uma galera de Uberlândia. No ano que vem vou estar presente nas versões do TDC!

  • Vejas Fotos do Evento aqui
  • Site do Evento

2 comments:

Yara Senger said...

Grande Eder,

Eu também achei o evento excelente. Foi muito interessante ver as opiniões contrastando, e ao mesmo tempo sinergia(risos) em relação ao futuro do Java.

[]s
Yara

Israel Santiago said...

Eder, por favor, você sabe se as apresentações serão disponibilizadas ?