Thursday, November 03, 2011

O TDC2011 foi tri-sucesso

Não poderia deixar de escrever sobre a tri-participação da YaW no The Developer’s Conference 2011, conhecido como o TDC2011. Copiando uma frase da Yara: “somos 100% TDC2011”, presentes na edição São Paulo, Florianópolis e Goiânia.

Florianópolis

O evento em Florianópolis contou com 12 trilhas em 2 dias, 20 e 21 de Agosto, em sua 4a edição. Muito conteúdo, ótima organização, e uma galera bastante interessada no evento, em trocar idéias e fazer networking. Fiquei impressionado com o número de pessoas presentes no encerramento: um sábado, passando das 19 horas o auditório estava completamente lotado, impressionante!





Lá apresentei a palestra com as mudanças e novidades do Java 7 e junto com o Rafael Nunes a palestra sobre Arquiteturas JavaEE no Google App Engine, ambas na trilha Java. No domingo como congressista, assisti diversas palestras em várias trilhas. O Rafael Nunes foi o coordenador da trilha SOA/Cloud, em parceria com o Felipe Oliveira (SOAExpert).





Goiânia

Eu não conhecia Goiânia, adorei a cidade, muito bonita com um povo muito simpático. Falando sobre o evento, foi um sucesso, mais de 500 pessoas estiveram presentes nos dois dias do TDC2011 Goiânia, 29 e 30 de outubro. Foi a primeira edição do evento na região, que contou com 13 trilhas, e muita gente fera das comunidades presentes.

No mesmo espírito TDC, a galera estava 100% interessada no evento, rolando muita troca de informação e networking. Revi vários amigos, conheci uma galera muito gente boa e bastante prestativa. No primeiro dia, como congressista, assisti palestras nas trilhas: Empreendedorimo, Arduíno e Java.




No domingo fui o coordenador da trilha Mobile, e tenho muito a agradecer aos palestrantes dessa trilha que simplesmente arrebentaram, com palestras excelentes em diversos assuntos:
  • Como tirar proveito de uma plataforma Cloud (Google App Engine) em desenvolvimento Mobile, com o Rafael Nunes;
  • Soluções da Nokia para desenvolvimento mobile: Windows Phone e Symbia, com o Heitor Repolho;
  • As alternativas e o mercado de mobilidade, com Marcelo Quinta;
  • Os desafios no desenvolvimento de sites para mobile, com Marcelo Quinta e André Vilas Boas;
  • Uma visão completa de como funciona o programa de desenvolvedor iOS (iPhone, iPod, iPad), com Edson Luiz;
  • Reuso de código Android com as ferramentas BugSense e PushLink, com Célio Vasconcelos;

Destaque para a palestra do Rafael Costa, um GAROTO de 13 anos atualmente com 9 aplicativos publicados no Apple Store! O Rafa falou sobre desenvolvimento iOS com o framework GameKit, e impressionou a galera com seu conhecimento, desenvoltura e habilidade na apresentação da palestra. No fim da palestra ele interagiu com o público, respondendo com muita boa vontade todas as perguntas e curiosidades da galera.

Agradecimento mais do que especial para o Marcelo Quinta, grande profissional, gente finíssima, me ajudou muito na formação de conteúdo da trilha.

O Rafael Nunes, além de apresentar a palestra na trilha Mobile, foi o
coordenador da trilha SOA/Cloud, novamente em parceira com o Felipe Oliveira.



Outro destaque do TDC2011 Goiânia foram os happy’s e as baladinhas, rolou muita diversão, com direito até a uma canja do Saulo Arruda: o cara arrebentou, manda muito bem no violão!

O TDC já foi consolidado com um dos melhores e principais eventos sobre desenvolvimento de software do Brasil, seu formato inovou e agradou as diversas comunidades que apoiaram e seguiram proposta do evento. O TDC2011, no meu caso, foi uma oportunidade para:
  • Compartilhar um pouco do que eu conheço;
  • Aprender mais e renovar minhas inspirações;
  • Conhecer pessoas de diferentes estilos, com foco em conteúdo;
  • Conhecer lugares interessantes;
  • Muita diversão, com happy’s regados a muita cerveja e excelentes conversas;

Uma pena que TDC2011 acabou, mas já na expectativa pois logo logo chega a vez do TDC2012! Parabéns a Globalcode e a empresas que atuaram na organização das 3 edições do TDC2011, foi incrível.

@edermag
www.yaw.com.br

No comments: