É um assunto que muito já ouvi falar, mas ultimamente tem se tornado mais necessário sua utilização no meu dia-a-dia. Confesso que acho a construção de casos de uso muito chato, descrever os atores e as funcionalidades que software provê, de uma maneira prática e direta, nem sempre é fácil. Devido ao cenário ao qual atuamos, algumas vezes descrever algo uma maneira simples, é complicado! Nos últimos dias, como sempre, tenho buscado literatura sobre o assunto, cheguei a conclusão de 2 guias, um é especificamente para Casos de Uso, o Writting Effective Use Cases (Cockburn) e o segundo: Applying UML and Design Patterns (Larman).
Atualmente estou lendo o segundo, que traz uma visão geral do desenvolvimento (R)UP, da fase de concepção a elaboração (com iterações). Muito bom o conteúdo do livro, no desenrolar dos assuntos são apontadas várias idéias de outros autores, como o próprio tio "Fowler". Vai aqui uma definição interessante de caso de uso (do livro):
Casos de uso são um mecanismo para que visa tornar simples a maneira dos usuários (Clientes finais) enxergarem "seus" objetivos no sistema. A essência é descobrir e registrar requisitos funcionais do sistema, satisfazendo os objetivos dos interessados. Requisitos funcionais indicam o que o sistema fará, em um ponto de vista de negócio.
No comments:
Post a Comment