Friday, June 09, 2006

SOA

Nos últimos dias muito tem se falado sobre SOA, é um + uma sigla do mundo TI - Service Oriented Architecture. A itenção é resolver um "grande tabu" (pelo menos na minha visão) de desenvolvimento modularizado.

A idéia é muito interessante, vc deixa de pensar em software como um todo, e começa a pensar em serviços. O software é "quebrado" em serviços (módulos) com fraco acoplamento, ou seja, os módulos ñ tem dependência estrutural um entre o outro.

Um exemplo (idéia...) seria um sistema Contábil, com serviços de Contas a Pagar, Contas a Receber, Emissão de Faturas, e outros. Tendo um outro software gerenciando esses serviços, para agregar vinculo entre esses módulos.

Uma técnologia que prove isso, é Web Services. No cenário acima poderiamos ter cada módulo implementado com uma Linguagem, ou seja, Contas a Pagar e Receber em Java e Emissão de Faturas em C++, e o "gerenciador" tbém em Java.

Web Service, é muito interessante, mas seu uso deve ser estudado com cautela! Em um cenário aonde serviços pertencentes a empresa, feitos em uma mesma tecnologia, como Java, talvez ñ seja interessante a integração com Web Services. O custo de parsing de XML em Web Services é alto, e deve ser considerado! Talvez a adoção do puro RMI, com EJB (principalmente o 3) seja interessante.

1 comment:

Blogger said...

If you want your ex-girlfriend or ex-boyfriend to come crawling back to you on their knees (no matter why you broke up) you got to watch this video
right away...

(VIDEO) Win your ex back with TEXT messages?