Wednesday, July 26, 2006

Modelo de Domínio ...

Um breve resumo:

"Um modelo de domínio é uma representação de classes conceituais do mundo real, não de componentes de Software."
Essa é a idéia-chave, aonde o modelo é um dicionário visual de abstrações que representem o negócio, sem detalhes voltados a implementação, em nível de software.

Qdo falamos de negócio, ñ falamos de "Telas", ñ falamos de "Tabelas no Banco de Dados", esses são artefatos de software, ñ deveria ser uma preocupação inicial, ñ construímos um software para atender uma tela bonita e ou para efetuar SQL's eficientes, a intenção é (ou deveria ser) atender a uma necessidade de negócio. Parece um assunto estranho, pois todo munda acha que pensa certo. Mas na prática ñ é bem assim! O Modelo de Domínio mantem o foco no modelo de representação do negócio.

O modelo contém:
- classes de conceito
- associações entre as classes
- atributos das classes

Métodos normalmente ñ são expostos a esse modelo, a ñ ser que seja bem específico ao negócio, como uma pessoa realizando algum comportamento que seja importante ao negócio.

No geral existem 2 formas para identificar as classes conceituais:
1ª - Usar lista de categoria. (como lugares, transações, eventos, ...)
2ª - Identificar substantivos ou frases que substituem substantivos. (abordagem menos segura)

É comum colocar "coisas" a menos em uma primeira representação do modelo, mas com o tempo ele pode ser reajustado tentando evoluir a representação do sistema. Deve ser considerada boa prática incrementar com objetos à mais do que o necessário, partindo do princípio que é melhor ter um modelo rico que pode ser diluído do que um modelo pobre.


Bom por enquanto é isso...

No comments: